Encontro do setor na região Norte destaca a importância da revenda para a sociedade
Ontem (08), o primeiro dia do 19º Encontro de Revendedores de Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência do Norte do Brasil reuniu líderes da revenda de combustíveis de todo o país, juntamente com autoridades locais e revendedores da região, em Porto Velho (RO). Durante a cerimônia de abertura do encontro, o anfitrião e presidente do Sindipetro – RO, Arildo Persegono Filho, ressaltou a importância da revenda de combustíveis para a sociedade. “Desempenhamos um papel vital na economia e na vida cotidiana das pessoas. Somos responsáveis por manter veículos em movimento e garantir que pessoas e negócios possam prosperar.”
Persegono também destacou a evolução dos postos de combustíveis, que passaram a oferecer uma ampla gama de serviços. "Além de oferecerem gasolina etanol e diesel, ampliaram suas atividades criando uma rede completa de serviços, como lojas de conveniência, farmácias, restaurantes, lavanderias etc, com objetivo de diversificarem suas receitas em função das baixas margens dos combustíveis”, disse.
Ele também relatou a atuação dinâmica do sindicato local em defesa dos legítimos interesses dos revendedores de combustíveis, reforçando a importância dessa representação para o setor.
Complementando essa mensagem, James Thorp Neto, presidente da Fecombustíveis, em seu discurso, sublinhou a relevância dos sindicatos no cotidiano dos revendedores. "Valorizem os seus sindicatos, vejam o papel fundamental que o sindicato representa, defendendo as suas pautas. Depois da reforma trabalhista, os sindicatos sobrevivem da prestação de serviços, mas precisam do associativismo para serem reconhecidos como categoria. Eu prezo que a casa do revendedor é o sindicato local e a casa dos sindicatos é a Federação", disse.
Thorp também destacou que a revenda necessita sobreviver do lucro, assim como qualquer outro negócio. “Vivemos num país capitalista e o principal fundamento do capitalismo é o lucro. Nós, que representamos os postos de combustíveis, muitas vezes, somos vistos como empresas que não podem ter lucro. Mas isso não é a realidade, nós geramos emprego e renda, estamos nas melhores esquinas, somos o ponto de apoio para as pessoas em qualquer necessidade, desde um pneu furado até as catástrofes, somos um local de apoio”, comentou.
Além de seu papel fundamental na economia e na vida cotidiana das pessoas, o setor de revenda de combustíveis também é uma importante fonte de arrecadação de impostos na maioria dos estados brasileiros.
O 19º Encontro de Revendedores de Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência do Norte do Brasil traz uma programação variada e terá continuidade hoje (09). O evento visa trazer troca de informações, ampliar a visão de negócio dos revendedores e fortalecer o networking. Confira a cobertura completa do evento na próxima revista Combustíveis & Conveniência.
Autor/Veículo: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis
Data: 09/08/2024