Estadão
18/07/2016 – A crise que derrubou o
mercado de carros zero-quilômetro teve efeito inverso no segmento de
seminovos. As vendas de modelos com até três anos de uso cresceram 23,6%
no primeiro semestre, quase o mesmo porcentual de queda registrado nos
novos, de 25,4% no período.
Com essa substituição promovida pelo consumidor, vários carros usados
desapareceram das lojas, principalmente na faixa de preço de R$ 30 mil a
R$ 50 mil. Segundo lojistas, a escassez é maior em modelos de boa
aceitação no mercado de novos, como Chevrolet Onix – campeão de vendas
entre os zero quilômetro –, Honda Fit, Hyundai HB20, Toyota Corolla e
vários automóveis com motor 1.0 mais equipados.
Preço mais em conta é o principal atrativo dos seminovos para o
consumidor que pretende comprar um zero, mas tem receio de desembolsar
alto valor num período de insegurança no mercado de trabalho e falta de
crédito para financiamento.
Cleide Silva