Notícia

Loja de conveniência aumenta ganhos de postos de combustíveis


Valor Econômico

André Ramalho


Clientes das lojas de conveniência de postos de gasolina usam mais
outros serviços oferecidos pelo estabelecimento, segundo pesquisa da
consultoria de mercado CVA Solutions. De acordo com o levantamento,
50,7% dos frequentadores das lojas lavam o carro no posto, ante 33% dos
que não frequentam. Na troca de lubrificantes, o consumo também é maior
entre frequentadores (45% versus 30%). Não à toa, as grandes marcas de
combustíveis planejam aumentar suas redesde lojas.


Segundo a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, postos com as
lojas de conveniência Select vendem cerca de 15% mais que os demais. A
Petrobras Distribuidora calcula que as vendas de combustíveis dos postos
crescem até 20% quando são instaladas lojas BR Mania.


“Em geral, quem frequenta as lojas de conveniência avalia melhor o
posto como um todo”, diz Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA, que ouviu
5.234 usuários de postos. Desse total, 48,2% frequentam lojas de
conveniência.


Ainda segundo o estudo, a BR Mania, da Petrobras Distribuidora, é a
loja de conveniência preferida dos entrevistados, seguida da rede Graal e
da bandeira AM/PM (dos postos Ipiranga).


O segmento de lojas de conveniência fatura cerca de R$ 6 bilhões ao
ano, segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de
Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). E é o terceiro serviço mais
procurado num posto, atrás apenas do abastecimento do veículo e
calibragem dos pneus, aponta a pesquisa da CVA.


A Petrobras Distribuidora, que fechou 2014 com 1.074 unidades BR
Mania, pretende aumentar em 15% ao ano o número de lojas. Já a Raízen,
que tem cerca de mil lojas Select no país, tem planos de atingir 1,8 mil
pontos de conveniência em até quatro anos.


Além da expansão, as grandes marcas também têm recorrido a produtos
de maior valor agregado. “Estamos apostando numa nova tendência de
consumo que gere mais renda para a loja”, diz Natalia Cid, diretora de
negócios de conveniência da Raízen. “Queremos trazer para dentro da
conveniência mais rapidez e serviços de melhor qualidade, mais na linha
gourmet que fast-food. Temos, por exemplo, nossa cafeteria gourmet, num
ambiente de maior conforto, com sofás em vez de banquinhos.”


Hoje, segundo a executiva, as lojas de conveniência respondem por entre 20% a 30% da rentabilidade de um posto da empresa.


A rede Ipiranga, que possui cerca de 1.650 lojas AM/PM em 24% de seus
postos no Brasil, decidiu apostar em cervejas especiais. Com um
cardápio de hambúrgueres como carro-chefe e 315 padarias instaladas em
suas lojas, a companhia lançou também o Beer Cave, ambiente que prioriza
a variedade de rótulos de cervejas nacionais e importadas.



Data: 04/02/2015