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CARROS 'VERDES' PODEM REDUZIR POLUIÇÃO EM 80% ATÉ 2050: ESTUDO

Os carros ecológicos que usam combustíveis alternativos contribuiriam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa com deslocamentos diários nos Estados Unidos em 80% até 2050, segundo um estudo científico divulgado esta segunda-feira.

Isto diminuiria em mais de 10% a contaminação total que os Estados Unidos provocam na atmosfera, os carros particulares e os pequenos caminhões são responsáveis por 17% das emissões nacionais de gases de efeito estufa, destacou o estudo.

Embora estes veículos ´verdes´ custam milhares de dólares a mais do que os convencionais, um fato que poderia desestimular muitos consumidores, os benefícios de longo prazo são maiores que os custos iniciais, destacou o relatório da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS, na sigla em inglês).

O estudo prevê futuros automóveis e pequenos caminhões capazes de circular 42,5 quilômetros com um litro de combustível.

Veículos com tecnologias mais eficientes - mais leves, com design mais aerodinâmico - poderiam se combinar com fontes de energia alternativas, como biocombustíveis, eletricidade ou hidrogênio, reduzindo o uso do petróleo em 80% até 2050, ressaltou o informe.

Não há uma única solução prevista, mas entre os combustíveis incluídos estão o etanol e o biodiesel, que já são produzidos em quantidades comerciais. O gás natural foi descartado pois suas emissões de gases de efeito estufa são altas demais.

O estudo também destacou ´um potencial muito maior´ nos combustíveis produzidos a partir de resíduos de madeira, palha de trigo e milho, conhecidos como combustíveis de biomassa lignocelulósica.

´Este combustível é projetado para ser um substituto direto da gasolina e poderia levar a grandes reduções no uso do petróleo e nas emissões de gases de efeito estufa´, afirmou.

O estudo examinou os veículos elétricos híbridos, os veículos elétricos ´de tomada´ e os veículos elétricos a bateria que já estão no mercado, como o Toyota Prius e o Chevrolet Volt, assim como os veículos elétricos a pilha de hidrogênio, como o Mercedes F-Cell, cujo lançamento ao mercado está previsto para 2014.

Segundo a pesquisa da NAS, durante pelo menos uma década os preços dos veículos permanecerão altos, embora o combustível para fazê-los funcionar seja mais barato e mais ecológico.

Ainda assim, o estudo disse que os benefícios para a sociedade em termos de economia de energia, melhores veículos, redução de consumo de petróleo e baixa das emissões de gases de efeito estufa seriam ´muito maiores do que os custos projetados´.

As metas estabelecidas serão ´difíceis mas não impossíveis de cumprir´, desde quando se orientem por fortes políticas nacionais, disse que o estudo patrocinado pelo Departamento de Eficiência e Energias Renováveis do Departamento de Energia dos Estados Unidos.


Fonte: Portal UDOP
Data: 19/03/2013