Notícia

PETRÓLEO FECHA EM QUEDA EM NOVA YORK A US$ 95,83 O BARRIL

Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira em Nova York, em um mercado preocupado com a abundante oferta nos EUA.

O barril de \'light sweet crude\' (WTI) para entrega em março fechou em US$95,83, em queda de 79 centavos no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte, com entrega em março fechou a 117,24 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), com uma alta de 51 centavos em relação ao fechamento de quarta-feira. O barril chegou a ser cotado a 117,83 dólares, máximo desde 14 de setembro.

\'O mercado, que tinha sido impulsionado por uma tendência de alta e que quase não tinha reagido à alta das reservas de petróleo nos Estados Unidos na semana anterior, voltou a revisar esta informação com uma interpretação menos otimista\', destacou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

As reservas de petróleo aumentaram 2,6 milhões de barris durante a semana que terminou no dia primeiro de fevereiro para fechar em 371,7 milhões de barris, pouco menos que a alta de 2,9 milhões esperados pelos especialistas interrogados pela agência Dow Jones Newswires.

Embora o aumento seja menor que o esperado, as preocupações aumentaram em um momento em que as reservas de petróleo nos Estados Unidos estão em 50 milhões de barris.

Além disso, dados negativos sobre a economia dos Estados Unidos, que constituem um indício negativo para a demanda, causaram impacto no mercado.

Segundo estimativas do Departamento de Trabalho, a produtividade das empresas registrou no último trimestre de 2012 sua maior queda em quase dois anos nos Estados Unidos.

Além disso, os novos pedidos de seguro desemprego retrocederam na semana passada no país, mas a queda foi menor que a esperada.


Fonte: Portal G1/Economia - France Press
Data: 08/02/2013