PETROBRAS bate recorde anual de aproveitamento de gás
O aproveitamento do gás natural que é produzido junto com o petróleo nas plataformas da Petrobras atingiu a marca recorde de 89,2%, em 2011. Se somada a produção dos campos exclusivos de gás, essa marca alcança o recorde de 92% sobre a produção total de gás da Companhia.
Esse resultado é o melhor alcançado pela Petrobras desde 2004, quando o aproveitamento do gás associado ao petróleo chegou a 87,8%, e é consequência dos esforços empreendidos, principalmente, pelo Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás 2015 (POAG-2015), iniciado no 1º trimestre de 2010. O objetivo desse programa é elevar o Índice de Utilização de Gás Associado da Companhia, no Brasil, dos 79,1% obtidos em 2009, para 95% em 2015.
O Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás 2015 foi planejado ao longo de 2009, com foco nas regiões Sul e Sudeste, embora as regiões Norte e Nordeste também tenham contribuído para os resultados alcançados. O objetivo do Programa é reduzir a emissão de gases de efeito estufa e atender as expectativas dos órgãos reguladores e da sociedade quanto à queima de gás natural, além de aumentar o aproveitamento do gás produzido e a eficiência energética da Companhia.
Benefícios - Elevar o aproveitamento de gás em projetos de plataformas futuras, por meio da definição de direcionadores estratégicos e diretrizes que viabilizem a concepção de novas unidades com alto desempenho nesse item, desde a fase inicial de produção e corrigir questões operacionais que resultam em queima de gás em plataformas que já estejam em operação são os principais benefícios do Programa.
Com base nos direcionadores estratégicos foi traçado um Plano de Ação, cuja implantação é monitorada via Governança específica, com o objetivo de garantir o alcance das metas estabelecidas no POAG.
Clique aqui para ver a evolução do Índice de Utilização de Gás (IUGA).