SETOR DE BIODIESEL QUER UM MARCO REGULATÓRIO
Produtores de biodiesel discutiram ontem, com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, a expansão da produção do combustível alternativo que é misturado na proporção de 5% ao óleo diesel consumido no País. Eles pediram também a aprovação de marco regulatório para o setor.
De acordo com o presidente da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Juan Diego Ferres, o Brasil tem condições de duplicar a produção do biodiesel, podendo estender para o norte e o nordeste as culturas utilizadas. No momento, a soja responde por mais de 70% da produção de biodiesel, cujo esmagamento resulta também em óleo comestível, glicerina e farelo.
Ferrés destacou a importância do farelo de soja para a alimentação do gado, argumentando que "é preferível o Brasil conseguir valor agregado com a soja do que exportá-la a preço barato para outros países. Eles só querem comprar matéria-prima para gerar emprego e investimentos ". De acordo com Ferrés, em 2011, foram produzidos no Brasil 2,5 milhões de litros de biodiesel.