Notícia

Ministério do Meio Ambiente muda critérios de avaliação de emissões


Mudou quase tudo no ranking de emissão de poluentes. Motivado por
críticas da indústria automobilística e dos produtores de álcool, o
Ministério do Meio Ambiente reviu os critérios e anunciou uma nova
lista da chamada Nota Verde.


A anterior, divulgada em setembro, trazia 258 carros produzidos em
2008. Classificava os automóveis com notas de zero a dez, calculadas a
partir das emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de
nitrogênio.


O problema é que não considerava a absorção de gás carbônico pelas
plantações de cana, o que melhoraria o "desempenho ecológico" dos
carros que usam álcool.



Estrelas premiam percentual de eficiência



Na nova lista, os automóveis avaliados (todos modelos de 2009) são 420 e três critérios foram alterados.


As notas foram substituídas por "avaliações de mérito" das emissões
de gases poluentes. As emissões de CO, NHC e NOx (monóxido de carbono,
hidrocarbonetos queimados e oxido nitroso) recebem de zero a três
estrelas.


Motores com emissões abaixo de 60% dos limites legais ganham três
estrelas. Entre 60% e 80% do limite, são duas. Acima de 80% do limite,
apenas uma.


Também foi incluída uma avaliação específica para as emissões de C02
para todos os modelos, a gasolina ou flex. Os que rodam com álcool
ganham uma estrela adicional, pois a cana absorve C02 enquanto cresce,
anulando parte das emissões dos carros.


Por outro lado, os movidos somente a gasolina não recebem essa
estrela e nunca poderão ganhar nota máxima. As análises são feitas com
gasolina e álcool separadamente.


Para completar, todo o processo passou a utilizar dados da
homologação dos veículos. Antes, eram usadas projeções vindas das
linhas de produção das fábricas.





Notório beberrão vira o rei da limpeza



Nem Fiat explica como o motor GM 1.8 8v supera rivais mais modernos



Na primeira lista, os cinco carros menos poluentes eram os modelos Ford
Focus 2.0, Honda Fit 1.5, Nissan Tiida 1.8, Honda Fit L4 e Ford Edge
3.5.



— todos a gasolina.


Já na nova lista os 54 primeiros são modelos flex, o que mostra o
peso do álcool no novo método. O primeiro a gasolina, o Ford Focus 2.0,
só vai aparecer na 55a posição. Os cinco primeiros são os Fiat Idea
Dualogic, Palio, Siena e Stilo, todos com motor 1.8 8v



— o veterano Família II fornecido pela General Motors.


O Idea Adventure Dualogic ser o carro menos poluidor no ranking é
algo tão inusitado que a própria Fiat preferiu não comentar o fato.


Entramos em contato com a empresa para saber qual o segredo para um
motor antigo e notoriamente beberrão ser o primeiro da lista, superando
in-clusive propulsores muito mais modernos e econômicos.


A Fiat disse que, embora obviamente seja algo positivo estar no topo
do ranking (e nas quatro primeiras posições), por enquanto prefere não
comentar. Argumenta que foi pega de surpresa pelo novo ranking e que o
critério, com estrelas de acordo com o per-


centual das emissões em relação aos limites legais, não é adotado em
nenhum outro lugar do mundo — por isso, ainda está debatendo
internamente os resultados.


A empresa pretende levar o assunto à câmara temática da Anfavea,
entidade que reúne os fabricantes de veículos. Atualmente, para
homologar um carro, o fabricante deve garantir emissões abaixo dos
limites legais até os 80 mil quilômetros rodados. Para se garantir uma
margem com o tempo de uso, as emissões do Okm costumam ser de 30% a 40%
abaixo dos limites máximos.



Fonte: O Globo
Data: 09/12/2009