Notícia

Loja de convenincia aumenta ganhos de postos de combustveis


Valor Econmico

Andr Ramalho


Clientes das lojas de convenincia de postos de gasolina usam mais
outros servios oferecidos pelo estabelecimento, segundo pesquisa da
consultoria de mercado CVA Solutions. De acordo com o levantamento,
50,7% dos frequentadores das lojas lavam o carro no posto, ante 33% dos
que no frequentam. Na troca de lubrificantes, o consumo tambm maior
entre frequentadores (45% versus 30%). No toa, as grandes marcas de
combustveis planejam aumentar suas redesde lojas.


Segundo a Razen, licenciada da marca Shell no Brasil, postos com as
lojas de convenincia Select vendem cerca de 15% mais que os demais. A
Petrobras Distribuidora calcula que as vendas de combustveis dos postos
crescem at 20% quando so instaladas lojas BR Mania.


Em geral, quem frequenta as lojas de convenincia avalia melhor o
posto como um todo, diz Sandro Cimatti, scio-diretor da CVA, que ouviu
5.234 usurios de postos. Desse total, 48,2% frequentam lojas de
convenincia.


Ainda segundo o estudo, a BR Mania, da Petrobras Distribuidora, a
loja de convenincia preferida dos entrevistados, seguida da rede Graal e
da bandeira AM/PM (dos postos Ipiranga).


O segmento de lojas de convenincia fatura cerca de R$ 6 bilhes ao
ano, segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de
Combustveis e de Lubrificantes (Sindicom). E o terceiro servio mais
procurado num posto, atrs apenas do abastecimento do veculo e
calibragem dos pneus, aponta a pesquisa da CVA.


A Petrobras Distribuidora, que fechou 2014 com 1.074 unidades BR
Mania, pretende aumentar em 15% ao ano o nmero de lojas. J a Razen,
que tem cerca de mil lojas Select no pas, tem planos de atingir 1,8 mil
pontos de convenincia em at quatro anos.


Alm da expanso, as grandes marcas tambm tm recorrido a produtos
de maior valor agregado. Estamos apostando numa nova tendncia de
consumo que gere mais renda para a loja, diz Natalia Cid, diretora de
negcios de convenincia da Razen. Queremos trazer para dentro da
convenincia mais rapidez e servios de melhor qualidade, mais na linha
gourmet que fast-food. Temos, por exemplo, nossa cafeteria gourmet, num
ambiente de maior conforto, com sofs em vez de banquinhos.


Hoje, segundo a executiva, as lojas de convenincia respondem por entre 20% a 30% da rentabilidade de um posto da empresa.


A rede Ipiranga, que possui cerca de 1.650 lojas AM/PM em 24% de seus
postos no Brasil, decidiu apostar em cervejas especiais. Com um
cardpio de hambrgueres como carro-chefe e 315 padarias instaladas em
suas lojas, a companhia lanou tambm o Beer Cave, ambiente que prioriza
a variedade de rtulos de cervejas nacionais e importadas.



Data: 04/02/2015