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CARROS 'VERDES' PODEM REDUZIR POLUIO EM 80% AT 2050: ESTUDO

Os carros ecolgicos que usam combustveis alternativos contribuiriam para reduzir as emisses de gases de efeito estufa com deslocamentos dirios nos Estados Unidos em 80% at 2050, segundo um estudo cientfico divulgado esta segunda-feira.

Isto diminuiria em mais de 10% a contaminao total que os Estados Unidos provocam na atmosfera, os carros particulares e os pequenos caminhes so responsveis por 17% das emisses nacionais de gases de efeito estufa, destacou o estudo.

Embora estes veculos verdes custam milhares de dlares a mais do que os convencionais, um fato que poderia desestimular muitos consumidores, os benefcios de longo prazo so maiores que os custos iniciais, destacou o relatrio da Academia Nacional de Cincias dos Estados Unidos (NAS, na sigla em ingls).

O estudo prev futuros automveis e pequenos caminhes capazes de circular 42,5 quilmetros com um litro de combustvel.

Veculos com tecnologias mais eficientes - mais leves, com design mais aerodinmico - poderiam se combinar com fontes de energia alternativas, como biocombustveis, eletricidade ou hidrognio, reduzindo o uso do petrleo em 80% at 2050, ressaltou o informe.

No h uma nica soluo prevista, mas entre os combustveis includos esto o etanol e o biodiesel, que j so produzidos em quantidades comerciais. O gs natural foi descartado pois suas emisses de gases de efeito estufa so altas demais.

O estudo tambm destacou um potencial muito maior nos combustveis produzidos a partir de resduos de madeira, palha de trigo e milho, conhecidos como combustveis de biomassa lignocelulsica.

Este combustvel projetado para ser um substituto direto da gasolina e poderia levar a grandes redues no uso do petrleo e nas emisses de gases de efeito estufa, afirmou.

O estudo examinou os veculos eltricos hbridos, os veculos eltricos de tomada e os veculos eltricos a bateria que j esto no mercado, como o Toyota Prius e o Chevrolet Volt, assim como os veculos eltricos a pilha de hidrognio, como o Mercedes F-Cell, cujo lanamento ao mercado est previsto para 2014.

Segundo a pesquisa da NAS, durante pelo menos uma dcada os preos dos veculos permanecero altos, embora o combustvel para faz-los funcionar seja mais barato e mais ecolgico.

Ainda assim, o estudo disse que os benefcios para a sociedade em termos de economia de energia, melhores veculos, reduo de consumo de petrleo e baixa das emisses de gases de efeito estufa seriam muito maiores do que os custos projetados.

As metas estabelecidas sero difceis mas no impossveis de cumprir, desde quando se orientem por fortes polticas nacionais, disse que o estudo patrocinado pelo Departamento de Eficincia e Energias Renovveis do Departamento de Energia dos Estados Unidos.


Fonte: Portal UDOP
Data: 19/03/2013