Notícia

EMPRESÁRIO LIGADO A KIRCHNER QUER PETROBRAS

A disputa pelos ativos da Petrobras na Argentina está na reta final, segundo os jornais “Clarín” e “La Nación”. O empresário Cristóbal López — maior empresário de jogo do país e próximo à presidente Cristina Kirchner — deve comprar 51% dos ativos da estatal brasileira no país vizinho. O negócio, de acordo com a imprensa de Buenos Aires, deve ser anunciado pela Petrobras
até amanhã.

A oferta de López seria a melhor, totalizando US$ 400 milhões. O negócio seria feito por meio da petrolífera do empresário, a Oil. Ele propôs uma sociedade na qual ficaria a com 51% dos ativos e os brasileiros, com o restante. Ou seja, López ficaria com a rede de serviços, a refinaria e boa parte do negócio de exploração da Petrobras no país vizinho.

A YPF e a Tecpetrol, ainda de acordo com o “Clarín” e o “La Nación”, também estariam interessadas nos negócios da Petrobras
na Argentina.

—A YPF tem por trás de si o governo, por isso sempre tem chances. Mas divulgaram planos de uma nova refinaria, o que dá a entender que estão descartando ficar com a da Petrobras (em Bahía Blanca) — afirmou ao “Clarín” um especialista que não foi identificado.

—A oferta de López seria a maior, mas pode ser que uma associação com a YPF seja vantajosa para a Petrobras em termos políticos ou de outros negócios — disse outra fonte do setor ao “Clarín”.

Ainda de acordo com o jornal, López teria estado na sede da Petrobras recentemente e se reunido com vários executivos. Além disso, ele foi o último a fazer negócio com a estatal brasileira, em maio de 2011, ao adquirir 360 postos de serviço e a refinaria San Lorenzo por US$ 110 milhões.

De acordo com o “La Nación”, Fabián De Souza, que gerencia os negócios petrolíferos de López há mais de uma década, viajaria
ontem ao Brasil para acertar detalhes do negócio. Os ativos da Petrobras na Argentina foram postos à venda pela empresa em dezembro.


Fonte: O Globo
Data: 21/02/2013