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GM mostra seu carro elétrico, que fará 98 quilômetros por litro de gasolina


A General Motors (GM) anunciou ontem que seu carro elétrico, o
Chevrolet Volt, fará 230 milhas por galão — ou seja, 98 quilômetros por
litro — de gasolina rodando na cidade. Isso representa mais de quatro
vezes o desempenho do veículo mais econômico do mercado, o híbrido
Prius, da japonesa Toyota.



O investimento em um modelo
econômico, depois de anos de reinado de veículos beberrões, marca um
passo na direção de uma nova GM, conforme prometera a montadora ao sair
da concordata, há um mês.



— Ter um carro que apresente uma
economia de combustível de três dígitos (230 milhas por galão) pode, e
irá, virar o jogo para nós — afirmou o diretor-executivo da GM, Fritz
Henderson, na apresentação do Volt em Warren, subúrbio de Detroit, sede
da montadora.



Volt será vendido em 2010, ao preço estimado de
US$ 40 mil O Volt é movido por um motor elétrico e por uma bateria com
autonomia de 65 quilômetros.



Depois disso, um pequeno motor
interno de combustão pode gerar eletricidade para mais 480 quilômetros,
a uma eficiência de 98 quilômetros por litro. Se uma pessoa dirigir o
Volt por menos de 65 quilômetros, em teoria não precisaria usar
gasolina.



— A maioria dos usuários do Volt não precisará usar
uma única gota de gasolina no dia a dia — afirmou Henderson,
acrescentando que três em quatro motoristas americanos dirige menos de
65 quilômetros por dia.



A maioria das montadoras trabalha em
projetos semelhantes, mas a GM poderia ser líder do mercado com o Volt,
que deve chegar às concessionárias americanas no fim de 2010. A
primeira geração do Volt deve custar perto de US$ 40 mil, tornando o
carro proibitivo para a maioria, mesmo se a gasolina voltar a custar
US$ 4 por galão (3,78 litros). A GM, no entanto, acredita que o carro
fará jus a uma isenção fiscal de US$ 7.500, pelo cumprimento de metas
de redução do uso de combustível, diminuindo, assim, seu preço.



A GM já produziu cerca de 30 Volts e está fabricando mais dez por semana, afirmou Henderson.



Ele
disse que carregar o carro custará cerca de US$ 0,40 por dia. O site
CNNMoney ressaltou, porém, que, nos horários de pico de consumo de
energia, o custo chegaria a US$ 0,88. O Volt terá de ser recarregado
durante a noite: estima-se que precise de oito horas na tomada para
rodar 65 quilômetros.



O Prius, o carro mais eficiente vendido
nos EUA, faz 20 quilômetros por litro (48 milhas por galão) de
gasolina. O modelo, hoje em sua terceira geração, custa a partir de US$
22 mil.



Agência ambiental fala em ‘carro do futuro’ Essa
diferença faz com que analistas duvidem que o Volt traga economia para
o consumidor.



Jessica Caldwell, analista sênior da consultoria
automobilística Edmunds.com, disse ao CNNMoney que levaria anos para
compensar a diferença de preço.



A GM disse ter chegado ao
desempenho de 98 quilômetros por litro seguindo os parâmetros da
Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) americana. Em
nota, esta afirmou que ainda não testou o Volt e, consequentemente, não
pode confirmar os dados divulgados pela montadora. Mas ressaltou que
aprova “o compromisso da GM em projetar e construir o carro do futuro —
um carro americano que poupará os recursos das famílias, reduzirá
significativamente nossa dependência do petróleo importado e criará
empregos americanos com bons salários”.



O cálculo para o
desempenho do Volt em estradas e numa combinação de cidade e estrada
ainda não foi feito. A GM está fazendo testes para garantir que a
bateria dure dez anos.



Fonte: O Globo
Data: 13/08/2009