Notícia

GM mostra seu carro eltrico, que far 98 quilmetros por litro de gasolina


A General Motors (GM) anunciou ontem que seu carro eltrico, o
Chevrolet Volt, far 230 milhas por galo ou seja, 98 quilmetros por
litro de gasolina rodando na cidade. Isso representa mais de quatro
vezes o desempenho do veculo mais econmico do mercado, o hbrido
Prius, da japonesa Toyota.



O investimento em um modelo
econmico, depois de anos de reinado de veculos beberres, marca um
passo na direo de uma nova GM, conforme prometera a montadora ao sair
da concordata, h um ms.



Ter um carro que apresente uma
economia de combustvel de trs dgitos (230 milhas por galo) pode, e
ir, virar o jogo para ns afirmou o diretor-executivo da GM, Fritz
Henderson, na apresentao do Volt em Warren, subrbio de Detroit, sede
da montadora.



Volt ser vendido em 2010, ao preo estimado de
US$ 40 mil O Volt movido por um motor eltrico e por uma bateria com
autonomia de 65 quilmetros.



Depois disso, um pequeno motor
interno de combusto pode gerar eletricidade para mais 480 quilmetros,
a uma eficincia de 98 quilmetros por litro. Se uma pessoa dirigir o
Volt por menos de 65 quilmetros, em teoria no precisaria usar
gasolina.



A maioria dos usurios do Volt no precisar usar
uma nica gota de gasolina no dia a dia afirmou Henderson,
acrescentando que trs em quatro motoristas americanos dirige menos de
65 quilmetros por dia.



A maioria das montadoras trabalha em
projetos semelhantes, mas a GM poderia ser lder do mercado com o Volt,
que deve chegar s concessionrias americanas no fim de 2010. A
primeira gerao do Volt deve custar perto de US$ 40 mil, tornando o
carro proibitivo para a maioria, mesmo se a gasolina voltar a custar
US$ 4 por galo (3,78 litros). A GM, no entanto, acredita que o carro
far jus a uma iseno fiscal de US$ 7.500, pelo cumprimento de metas
de reduo do uso de combustvel, diminuindo, assim, seu preo.



A GM j produziu cerca de 30 Volts e est fabricando mais dez por semana, afirmou Henderson.



Ele
disse que carregar o carro custar cerca de US$ 0,40 por dia. O site
CNNMoney ressaltou, porm, que, nos horrios de pico de consumo de
energia, o custo chegaria a US$ 0,88. O Volt ter de ser recarregado
durante a noite: estima-se que precise de oito horas na tomada para
rodar 65 quilmetros.



O Prius, o carro mais eficiente vendido
nos EUA, faz 20 quilmetros por litro (48 milhas por galo) de
gasolina. O modelo, hoje em sua terceira gerao, custa a partir de US$
22 mil.



Agncia ambiental fala em carro do futuro Essa
diferena faz com que analistas duvidem que o Volt traga economia para
o consumidor.



Jessica Caldwell, analista snior da consultoria
automobilstica Edmunds.com, disse ao CNNMoney que levaria anos para
compensar a diferena de preo.



A GM disse ter chegado ao
desempenho de 98 quilmetros por litro seguindo os parmetros da
Agncia de Proteo Ambiental (EPA, na sigla em ingls) americana. Em
nota, esta afirmou que ainda no testou o Volt e, consequentemente, no
pode confirmar os dados divulgados pela montadora. Mas ressaltou que
aprova o compromisso da GM em projetar e construir o carro do futuro
um carro americano que poupar os recursos das famlias, reduzir
significativamente nossa dependncia do petrleo importado e criar
empregos americanos com bons salrios.



O clculo para o
desempenho do Volt em estradas e numa combinao de cidade e estrada
ainda no foi feito. A GM est fazendo testes para garantir que a
bateria dure dez anos.



Fonte: O Globo
Data: 13/08/2009